Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As birras da mãe

Venturas e desventuras de uma tripeira que rumou a sul. As histórias da filha, da mulher e da mãe.

Obrigada Elisabete!

elisabete-jacinto07_433x433_acf_cropped.jpg

Professora de geografia, autora de manuais escolares e banda desenhada. Tem 54 anos e está habituada a que olhem com estranheza por causa da sua paixão pelo todo terreno, ainda por cima, ao comando de um camião.

Esta semana fez história, consagrando-se na primeira mulher a ganhar uma prova de todo terreno ao volante de um camião, a Africa Eco Race.

Elisabete Jacinto conta que lhe dá algum gozo que os adversários fiquem especialmente incomodados por ficar atrás de uma mulher e que em tempos chegou a ter problemas porque os mecânicos não a levavam a sério. Refere que o seu percurso neste mundo teria sido mais facilitado caso fosse homem mas lhe dá forças acreditar que pode estar a inspirar outras mulheres a perseguirem os seus sonhos, independentemente das convenções sociais.

Somos educadas para o facto de haver coisas que as meninas não devem fazer porque é "feio" ou simplesmente porque "as meninas não fazem" e depois há exemplos destes, educada por uma geração supostamente mais conservadora do que a que nos educou, rompe com tudo que é esteriótipo e mostra que o céu é o limite.

Aos olhos de muitos deveria estar em casa a corrigir testes, fazer refeições para a família ou a pintar as unhas, e não haveria nenhum mal que se revisse feliz nesse papel, mas preferiu a areia do deserto.

É mulher, portuguesa e, pra mal dos pecados da ministra do Bolsonaro, veste azul!

Simples assim.

 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.