Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As birras da mãe

Venturas e desventuras de uma tripeira que rumou a sul. As histórias da filha, da mulher e da mãe.

Dia mundial da consciencialização do autismo

dia mundial da consiencialização do autismo (1).

 

Não poderia deixar de assinalar este dia de consciencialização, no qual decorrem iniciativas por esse mundo fora com o objectivo de sensibilizar as pessoas para o Autismo.

Assim de uma forma muito simplista, o autismo é uma perturbação do desenvolvimento social que se manifesta de variadíssimas formas. De acordo com o individuo, a sua idade e as competências que foi adquirindo ao longo da sua vida, pode apresentar os mais diversos sintomas comportamentais, sendo que atualmente a sua caracterização clínica é feita com base nestes três domínios:

- restrição da comunicação (verbal e não verbal);

- perturbações da interação social recíproca;

- reportório restrito de interesses e comportamentos.

Esta diversidade de apresentações do autismo dificulta muitas vezes o diagnóstico precoce que possibilite, desde cedo, uma intervenção psicopedagógica e que promova uma melhor adaptação das crianças e dos adultos à vida em sociedade, de forma a que estas pessoas  não sofram descriminação e que sejam respeitadas na sua individualidade.

Por isso hoje, mais que nunca, no dia em que os monumentos se iluminarão de azul, nós que nos fartamos de ouvir  "ainda não se senta?", "a sério que ainda não fala? com essa idade o meu filho já recitava os Lusíadas, a dar mortais encarpados de costas", e toda uma panóplia de comparações parvas acerca dos timings de desenvolvimento de uma criança, sejamos solidários para com as famílias que não só têm de se adaptar à forma peculiar que o seu membro tem de se relacionar e vivenciar o mundo, como ainda têm de enfrentar uma sociedade que não sabe conviver com a diferença.

Como nota final, queria deixar apenas duas palavras para aqueles que entendem que ser autista é ser, de alguma forma, inferior - Bill Gates.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.